Na manhã desta sexta-feira (18) os médicos do Hospital Santa Juliana foram homenageados em alusão ao Dia do Médico. O evento ocorreu no auditório do hospital e juntou os profissionais da saúde, além de coordenadores de todos os outros setores. Também foi dia de comemorar o aniversário do Cartão Saúde, que está completando seu primeiro ano em atividade.
A instituição conta com mais 160 profissionais no seu núcleo médico que durante anos realizaram inúmeros partos, cirurgias e acompanhamentos seguindo um atendimento humanizado e sensível. Há também médicos parceiros que atendem, dentro do hospital, através do convênio ofertado pelo Cartão Saúde.
A diretora do Hospital Santa Juliana, Irmã Raquel, expressou sua gratidão aos médicos durante a cerimônia. “Ser médico vai muito além de exercer uma função. É uma vocação que exige não só conhecimento técnico, mas também empatia, humanidade e resiliência. Cada um de vocês é um pilar essencial no atendimento e recuperação de inúmeras vidas, meu muito obrigado a vocês.”
Cartão Saúde Santa Juliana
O programa de convênio médico da instituição também estava sendo comemorado. O Cartão Saúde completou um ano de existência, mas ele já era um sonho antigo da gestão do Hospital. Há mais de dois anos foi pensado num convênio que ajudasse as pessoas a terem atendimentos mais acessíveis e rápidos, principalmente em casos específicos com filas longas no atendimento público.
A gerente de operações, Franciete Lopes, comentou como foi o processo de idealização e construção do programa, além do seu intuito. “Hoje nós comemoramos um sonho que começou a ser pensado há mais de três anos, nós queríamos oferecer um serviço de baixo custo que fizesse com que as pessoas saíssem da fila do SUS e fossem atendidas com maior velocidade. Hoje posso dizer que conseguimos, e que estamos crescendo mais e mais”.
Nesse primeiro do cartão, já foram mais de 2 mil pessoas assistidas, 113 médicos tornaram-se parceiros, mais de 50 clínicas e laboratórios e também 72 parceiros comerciais no Brasil todo. O plano está no “top” 3 de geração de demanda para o laboratório do Santa Juliana.
Nos últimos três meses, o cartão saúde apresentou uma taxa média de 15% de crescimento. A projeção é que o serviço alavanque exatamente 435% nos próximos 12 meses, seguindo o percentual apresentado nesse período trimestral.
Irmã Raquel aproveitou para após o evento agradecer aos médicos que fazem parte do convênio, por terem acreditado no projeto do Santa Juliana. “Neste momento, quero expressar um agradecimento especial a cada médico que aderiu ao Cartão do Hospital com entusiasmo e compromisso. Vocês não apenas acolheram a iniciativa, mas entenderam a urgência e a importância de irmos além dos desafios imediatos, contribuindo para aliviar a crise financeira que o hospital enfrenta”, comentou.
O Hospital Santa Juliana funciona como uma instituição filantrópica, é uma das obras da igreja católica do estado do Acre. Por não possuir formas de arrecadação expressivas, a instituição está se reerguendo financeiramente através do projeto Cartão Saúde.